O que tratamos

Este Blog discute os direitos dos jornalistas, desde os direitos trabalhistas dos jornalistas (como a jornada de trabalho de cinco horas, horas-extras, demissão etc) até a responsabilidade civil por artigos e reportagens publicados. Também vamos divulgar jurisprudências sobre o tema. Não respondemos consultas on-line.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Direitos dos jornalistas agora no Facebook

Receba em sua página as nossas atualizações e novidades aqui. Junte-se à nossa página oficial!

2 comentários:

  1. Olá, André.
    Trabalhei por pouco mais de dois anos para a Prefeitura da minha cidade como funcionário comissionado,na função de Assessor de Comunicação, com rewgistro na carteira de trabalho. Fazia de tudo um pouco, fui de reporter a fotógrafo, inclusive cobria acontecimentos diários e nos finais de semana, sem direito a hora extra.
    Também assinava como Jornalista Responsável o informativo oficial semanal (tenho formação acadêmica, devidamente registrado do Ministério do Trabalho). Meu último salário foi em maio/2011 e era de R$ 1.617,48, para uma jornada diária de oito horas.
    Enfim, gostaria de saber se Assessor de Comunicação também pode assinar como Jornalista Responsável ou seja, acumular funções e receber um único salário e ainda, abaixo do piso desta categoria, quais realmente são os meus direitos.
    Antecipadamnete, agradeço imensamente sua especial atenção.
    Fraterno abraço.
    Tom Castro
    tomcastro30@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tom, obrigado!
    Olha, seu caso tem que analisar com atenção, para um advogado especializado ver bem as provas, se o cargo existe de forma estatutária, analisar o regime jurídico etc.
    De "bate e pronto", em um caso semelhante ao seu que tivemos aqui, você teria os direitos da CLT, sim (jornada de 5 horas, as demais como extra). Já o acúmulo de 40% e piso da categoria, eles podem ser, sim, obtidos, mas precisaria olhar com muito cuidado o seu caso concreto.
    Abraços!

    ResponderExcluir