O que tratamos

Este Blog discute os direitos dos jornalistas, desde os direitos trabalhistas dos jornalistas (como a jornada de trabalho de cinco horas, horas-extras, demissão etc) até a responsabilidade civil por artigos e reportagens publicados. Também vamos divulgar jurisprudências sobre o tema. Não respondemos consultas on-line.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Jornalista deve trabalhar no feriado?

Essa foi inspirada em uma leitora do blog.
A maior parte das redações está pouco se importando com os feriados: os prazos precisam ser cumpridos e o material tem dia e hora para chegar à gráfica.
Azar do jornalista, que vê seus amigos no Facebook tomando caipirinha na praia, enquanto ele passa o feriado cozinhando na redação.
O alívio é que o trabalho no feriado é equivalente ao trabalho em domingo. Ou seja, a hora-extra deve ser remunerada com 100% da hora-normal (por isso, não vale a compensação do feriado trabalhado por um dia "normal". Ou seja, quem trabalha na Sexta-Feira Santa teria, a grosso modo, direito a dois dias úteis de descanso - se houver acordo de compensação.
É isso.

Um comentário:

  1. Obrigada pela resposta.O que ocorre na empresa em que trabalho é que querem que a gente trabalhe em todos os feriados, sendo que em outras redações tem escala.

    ResponderExcluir