O que tratamos

Este Blog discute os direitos dos jornalistas, desde os direitos trabalhistas dos jornalistas (como a jornada de trabalho de cinco horas, horas-extras, demissão etc) até a responsabilidade civil por artigos e reportagens publicados. Também vamos divulgar jurisprudências sobre o tema. Não respondemos consultas on-line.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Jornalista é obrigado a dar plantão de final de semana?

Não.
(rs).
Ok, vamos melhorar a resposta. Não existe lei que determine o jornalista a trabalhar em finais de semana alternados, como ocorre em algumas redações (algumas incluem "plantão" uma vez por mês).
A "tradição" não tem nenhum respaldo legal e deve ser pago como hora-extra, com adicional de 100% se o plantão for de domingo.
Se o plantão cair de sábado e domingo, pior, porque o jornalista deixa de ter o descanso semanal remunerado (um dia de folga na semana de sete dias). Nesses casos, além do adicional de hora-extra, o jornalista terá seu descanso semanal remunerado indenizado em dobro.
Há casos de jornalistas que trabalham 14 dias seguidos, sem folga.
A solução é anotar cada final de semana que você trabalhou. Juntar as provas (reportagens escritas,e -mail ou testemunha). E, claro, procurar o seu advogado para receber tudo direito.

2 comentários:

  1. Infelizmente esta é uma prática corrente e o jornalista que contestar, pode perder o emprego. Parte da culpa é dos próprios jornalistas, já que muitos aceitam na boa tal imposição. Parte por conta das autoridades trabalhistas e sisndicatos, que não fiscalizam como deveriam. O mercado de trabalho,principalmente nas cidades do interior, impõe tais condições. Outra questão, que gostaria que você comentasse, Kiyomori, é a seguinte: "Jornalista tem mesmo que dirigir a viatura (veículo), do seu órgão de trabalho? No caso, atua numa Rádio e para ir fazer uma matéria, ele mesmo tem que pegar o carro da emissora e sair dirigindo?

    Um grande abraço!

    Mister M

    ResponderExcluir