O que tratamos

Este Blog discute os direitos dos jornalistas, desde os direitos trabalhistas dos jornalistas (como a jornada de trabalho de cinco horas, horas-extras, demissão etc) até a responsabilidade civil por artigos e reportagens publicados. Também vamos divulgar jurisprudências sobre o tema. Não respondemos consultas on-line.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Jornalista em assessoria de imprensa X Jornalista de Redação

Caros, estão chegando várias dúvidas (ótimo). Para esclarecer, ambos fazem jus à jornada de 5 horas. PORÉM, alguns direitos da convençao coletiva são diferentes (por isso são duas convenções coletivas separadas). O assessor de imprensa não tem direito à adicional republicação (porque ele não escreve matéria), mas recebe adicional substituição (de 20%, em vez dos 40% do jornalista de redação).

2 comentários:

  1. O colega está meio atrasado. Assessores de imprensa escrevem sim senhor,inclusive, em muitas vezes pautam jornalistas de redação, que adoram receber as matérias prontinhas. Tá na hora de começar a acabar com este preconceito besta, nos assessores também somos jornalistas!

    ResponderExcluir
  2. Kenia, o objetivo do post nao foi destratar assessor de imprensa. Pelo contrário. Os assessores sao tao jornalistas qto qq jornalista de revista ou jornal.
    O que eles nao ganham é "adicional republicacao" (do post).
    Explico: se vc mandar um release e ele for publicado na Folha de SP como reportagem (as vezes na integra) e, depois, a mesma reportagem (na verdade o seu release) sair na folha.com, voce nao ganha adicional de republicacao.
    Mas a Folha teria que pagar o adicional ao jornalista "autor" da matéria (o que assina - e nao voce) pq a materia dele foi "republicada".
    Entendeu?
    De resto, a vida de assessor é tao estressante como dos que trabalham em redacao, por isso têm, sim direito a jornada de 5 horas (e outros direitos)!
    Boa sorte

    ResponderExcluir